Orçamento Familiar

Quem nunca ficou ‘perdido’ ao consultar os movimentos no site do banco?

Tentar perceber onde se gasta o dinheiro nem sempre é fácil, porque muitas vezes existem movimentos que não conseguimos identificar. Não sabemos que compra ou pagamento foi aquele que ali aparece. Nem como é que o dinheiro desaparece da conta sem deixar rasto, se gastamos quase nada no dia-a-dia.

Assim uma das melhores formas de se começar a poupar algum dinheiro é entender onde e quando gastamos mais.

Com a ajuda desta calculadora de despesas, que pode baixar gratuitamente, fique a conhecer as suas finanças ao pormenor. Basta inserir os seus números reais para fazer uma estimativa automática e descobrir se está a gastar demasiado ou a conseguir poupar, por categoria.

O que o orçamento deve contemplar

  1. As fontes de rendimento, ou seja, tudo o que ganha (tirando os descontos).
  2. As despesas fixas, às quais não dá para fugir: renda da casa, água e luz, prestações de créditos, mensalidade de escolas, entre outras.
  3. As despesas variáveis: um presente especial, uma consulta ou a compra de uns óculos.

Lembre-se de incluir outras categorias ou tipos de gasto que façam parte da sua vida, como a comida ou vacinas do animal de estimação, o sistema de alarmes da casa ou outras despesas. Pode alterar e complementar o documento conforme o seu dia a dia.

Análise mensal

Uma vez por mês, preencha a tabela de acordo com os gastos do período e tire conclusões. Ter consciência das categorias em que está a gastar demasiado será a fórmula mais eficaz para conseguir poupar no mês que se segue.